Picoense de 24 anos é eleito um dos dez gênios brasileiros de 2011 - Marcolândia em Pauta
Headlines News :

Apareça

Apareça

Me encontre no facebook



Blogueiros Do Brasil
Home » » Picoense de 24 anos é eleito um dos dez gênios brasileiros de 2011

Picoense de 24 anos é eleito um dos dez gênios brasileiros de 2011

Written By Raimundo Félix Portal News on quarta-feira, 3 de agosto de 2011 | 11:45:00


O piauiense Lucas Araújo Mello, natural da cidade de Picos, teve projeto apresentado nesta última competição direcionado a inclusão de deficientes auditivos na comunicação, um sistema ousado aplicado a telefonia celular. Em junho, foi homenageado no Senado e Câmara Federal, onde fez uma apresentação do projeto.
Leia a matéria na íntegra:
No início de julho, o piauiense Lucas Mello desembarcou em Nova York para disputar as finais da Imagine Cup, uma das principais competições de tecnologia do mundo para estudantes. A participação não era uma novidade para esse recém-formado cientista da computação, que já carregava na bagagem um primeiro e um segundo lugares no evento organizado pela Microsoft. Desta vez, foi novamente vice-campeão. Mas a viagem teve um gosto especial. Lucas se reuniu a portas fechadas com Steve Ballmer, presidente mundial da gigante de tecnologia americana. O sucessor de Bill Gates se interessou pessoalmente pelo projeto de Lucas, que permite a comunicação entre surdos e pessoas que não entendem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em geral, as que não têm problema de audição. 
O Pró-Deaf é um aplicativo para tablets e smartphones com câmeras de vídeo. O programa capta os sinais manuais da Libras e os traduz com uma voz eletrônica. O interlocutor pode responder oralmente, pois sua voz será gravada pelo celular e reproduzida na Libras por um boneco virtual. Tudo graças a um mecanismo de reconhecimento de gestos e um banco de dados com mais de 40 mil palavras codificadas. “Com sua abrangência e apelo social, podemos colocar o produto no mercado em 2012”, diz Lucas. 
O cientista da computação não tem parente ou amigo com problemas de audição. Sua motivação é usar a tecnologia para resolver problemas do cotidiano. “Na faculdade, formei um grupo com mais 3 amigos para pensar projetos que fossem úteis a várias pessoas”, lembra o jovem, que mais tarde decidiu submeter suas ideias às competições. 
Os resultados começaram em 2009, quando Lucas conquistou o primeiro título da Imagine Cup com o Pró-Edu, um aplicativo que permite criar salas virtuais no Facebook para ajudar alunos de educação à distância a se comunicarem. “Descobrimos que essa modalidade de ensino tinha desistência de 49% por causa da solidão dos alunos, que tinham que estudar sozinhos.” 
No ano seguinte, o grupo de amigos levou o vice-campeonato com o Biorider, um GPS integrado a redes sociais que informa em tempo real as condições do trânsito, mede a emissão de poluentes do carro e indica quando um amigo está próximo e precisa de carona. O sucesso levou a turma a criar uma empresa que hoje, além de desenvolver softwares para clientes, orienta estudantes de computação sobre como se destacar nas competições. “A tecnologia tem de aproximar as pessoas, e não afastá-las”, diz Lucas. Fica a dica.
FONTE: jornalista292.com.br
Share this article :

0 comentários:

PREFEITURA MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Marcolândia em Pauta - All Rights Reserved
Original Design by Creating Website Modified by Adiknya