Imagem: Cidades na Net

Barragem não apresenta perigo
Fonte: Ascom da PM de Patos do Piauí.
Barragem não apresenta perigo
Uma nota completamente equivocada divulgada pelo Jornal Diário do Povo na edição deste sábado (09) alarmou a população da cidade de Patos do Piauí, situada a 399 km de Teresina.
A matéria capa do referido meio de comunicação afirma que o relatório de inspeção do CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, apontou falhas graves na barragem. A informação, porém, não é verdadeira.
Conforme a tabela 01, que trata do potencial de risco dos barramentos, a barragem Poço de Marruás se enquadra na Classe de risco “C”, classificação de risco Baixa a Moderada. A barragem de que trata equivocadamente a matéria publicada no Jornal, que apresenta situação mais preocupante entre as 23 barragens vistoriadas no Piauí, é situada no município de no município de Itaueira, e não em Patos do Piauí.
Das 23 barragens inspecionadas, sete delas foram alçadas à Classe A, a mais elevada, sendo elas Salinas, Algodões II, Pedra Redonda, Petrônio Portela, Cajazeiras, Joana e Araraquara. Em Itaueiras, a barragem Poços foi única a apresentar um Potencial de Risco efetivamente alto, devendo sofrer ações mais imediatas, incluindo uma vistoria mais detalhada com participação de equipe multidisciplinar especializada.
Considerando também a Tabela 02, de Classificação dos Barramentos, a barragem Poços de Marruás também se classifica como segura, enquadrando-se novamente no Nível “C”.
A barragem Poço de Marruás tem capacidade de 293,4 milhões de metros cúbicos de água e foi construída pelo IDEPI, e não capacidade de 43 milhões e foi construída pela antiga Secretaria de Obras, atual Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), conforme divulgado pelo Jornal.
O prefeito Sílvio José (PMDB) lamentou a informação equivocada publica pelo Jornal e tranquilizou a população. “É lamentável que uma informação de tamanha importância tenha sido publicada com equívocos tão graves. A barragem Poços de Marruás está segura e não foram constatados defeitos. Pelo contrário está em seu melhor momento, com toda a sua capacidade”, disse, acrescentando que fez reivindicações ao governador Wilson Martins nesta sexta-feira (08) durante a sua visita a barragem, para a construção de um balneário e outros projetos.
Clique aqui e veja a notícia do CREA
Clique aqui e veja a matéria equivocada do Jornal Diário do Povo
Veja tabelas abaixo:


0 comentários:
Postar um comentário