Governo já nomeou 11 delegados e estuda transferir nomes de Teresina para minimizar o problema.
O Governo do Piauí já foi oficiado pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE - da decisão que impede a nomeação de policiais militares e agentes da polícia civil como delegados. No entanto, o secretário de Segurança, Robert Rios Magalhães, disse que a posição do Estado continua a mesma: falta dinheiro para contratar os aprovados em concurso para a função.
Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Robert Rios sustenta: Estado não tem como pagar novos delegados agora
Estima-se que atualmente 168 PMs e 40 agentes da civil exerçam a função de delegado, recebendo comissão para tal. Como tal manobra é ilegal, o TCE entrou no caso contestando o gasto irregular e deu 15 dias (até 21 de abril) para que todos sejam exonerados. Na prática, cada um deveria ser substituído por delegado concursado, mas apenas cerca de 60 aguardam nomeação.
Robert Rios admitiu ao Cidadeverde.com estudar medidas para cumprir ao máximo a determinação. "Estamos estudando a possibilidade de remover delegados de Teresina para o interior", declarou, sem ainda saber quantos nomes lotados em cargos de chefia poderiam ser transferidos. O secretário ainda espera posição da Procuradoria Geral do Estado para um possível recurso.
Outra medida foi a nomeação de 11 delegados no final de março. Segundo a Secretaria de Segurança, eles serão lotados em municípios de maior demanda como Parnaíba, Piripiri, Buriti dos Lopes, Cocal, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Fronteiras. Picos receberá dois profissionais, um deles para a delegacia da mulher. A lotação de cada um ainda não foi divulgada.
Veja a lista dos delegados nomeadosRodrigo Moreira RodriguesCarla Caldas Fontenelle BrizziJúlio César Batista de LimaLucas Craveiro AlvesDaniell Pires FerreiraAna Luiza Marques dos ReisHildson Rodrigues Leal SilvaFrancisco Jorge Terceiro SilvaLuiz Guilherme de Sousa UlissesLeonardo Brito BarretoSyglia Samuelle de Brito Silva
FONTE: cidadeverde.com
0 comentários:
Postar um comentário