Home »
» Piauí adquire um polarímetro, equipamento para classificar qualidade de farinha e goma
Piauí adquire um polarímetro, equipamento para classificar qualidade de farinha e goma
A região responsável pelo maior percentual está localizada nas cidades de Picos e Marcolândia, segundo dados da Adapi

O Governo do Estado do Piauí, através da Agência de Desenvolvimento Agropecuário (Adapi), adquiriu um um equipamento com o qual será possível classificar a qualidade de produtos derivados da mandioca, como a farinha e o amido, popularmente conhecido como goma. A iniciativa possibilitará aos produtores, sobretudo os agricultores familiares, a certificação de sua produção e, por consequência, um maior valor agregado.
“A Adapi já possui um setor de qualificação vegetal que certifica produtos como arroz, feijão, soja, castanha de caju, milho. Agora será a vez dos derivados da mandioca”, descreve o diretor-geral do órgão, José Antônio Filho. Ele explica que na farinha será possível averiguar, por exemplo, o teor de umidade entre outras características. “Isso é importante para o consumidor ter certeza da qualidade do produto que está consumindo e isso beneficiará sobretudo o produtor familiar que agregará mais valor à sua produção, obtendo maior renda”, acrescenta.
Segundo dados da Adapi, em todo o Estado são produzidos dez mil toneladas de farinha de mandioca e outras dez mil de goma. A região responsável pelo maior percentual está localizada nas cidades de Picos e Marcolândia. “Nestes dois municípios a produção é de pequenos agricultores e não possuía grande valor. Agora isso vai mudar”, diz José Antônio Filho. Os agricultores enviarão uma amostra para o laboratório, que realizará a qualificação.
O laboratório que receberá o polarímetro é o mesmo que afere a qualidade dos demais produtos agrícolas do Estado e está localizado na sede da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), no bairro Pirajá, em Teresina. O equipamento já está montado e deve entrar em atividade após o credenciamento no Ministério da Agricultura, previsto para até o fim do mês de junho.
Fonte: Carlos Lustosa
0 comentários:
Postar um comentário